Metodologia

      Ciente de que a relação estabelecida entre a perspectiva crítica adotada e o objeto de leitura cria imaginários e, nesse caso, também fundamenta a prática pedagógica, posicionamo-nos enquanto educadoras a partir de uma perspectiva sócio-pragmática desenvolvida a partir de teóricos como Mikhail Bakhtin (1988), Paul Ricouer (1973) e Umberto Eco (1986). O caráter interacionista de seus aportes metodológicos permitem-nos entender as relações entre a criação poética e a leitura de textos ficcionais, e por isso, promovemos a interpretação do texto artístico enquanto processo discursivo que se realiza dialeticamente entre a explicação, a compreensão da arte, por parte de sujeito leitor situado em seu contexto histórico.
      Destacamos ainda, que reconhecendo a importância de uma diversidade de propostas epistemológicas de aprendizagem e de ensino de leitura recorremos a princípios advindos da proposta de multiletramentos. Tal perspectiva chama atenção para a multiplicidade de linguagens que se dá no processo de construção de significados na contemporaneidade e propõe uma pedagogia de multiletramentos. (COPE; KALANTZIZ, 2000) O termo, abarca duas realidades crescentes na contemporaneidade: uma relativa à diversidade linguística e cultural e a outra à mutiplicidade de canais e meios - semióticos - de comunicação, decorrentes do desenvolvimento das tecnologias. Por isso, atentas à diversidade cultural e às transformações no âmbito da comunição consideramos que os novos letramentos precisam assumir um caráter multimodal e multissemiótico. Questões que também precisam ser observadas nas estratégias de organização e uso de espaços de leitura e de possibilidades da pesquisa em meios virtuais. A partir dessas premissas conceituais, a metodologia do Programa articula-se em:
1. cursos, desenvolvidos por discentes da UNIPAMPA, que podem ser implementados paralelamente em diferentes escolas e/ou em espaços alternativos. Os cursos podem também ser desenvolvidos em módulos, uma vez que esse caráter possibilita continuidade e aprofundamento do trabalho com o mesmo grupo de alunos. Assim, cada ação contará com um plano de ensino específico, cuja cópia será disponibilizada para a instituição parceira;
2. atividades de formação continuada para professores da rede básica de ensino sobre formação de leitores e sua relação com o desenvolvimento de habilidades criativas de expressividade oral, escrita, visual e um modo significativo de promover a interação social ;
3. oficinas a gestores de biblioteca escolar, noções de organização do espaço de leitura, de procedimentos para pesquisa escolar e noções de informática, com vistas a potencializar o uso de espaços virtuais de pesquisa;
4. reconfiguração e atualização semanal do BLOG http://experienciasdeleitura.blogspot.com.br/ .

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