Relato: Renan Cardozo Gomes da Silva e Otavio Botelho Rosa (2014) Orientadora: Profa. Dra. Ida Maria Marins
O Programa criado pelo
Governo Federal Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado
pelo Decreto 7.083/10, constituindo-se como uma tática do Ministério da
Educação para induzir e ampliar a jornada escolar e a organização curricular em
uma perspectiva de Educação Integral (Brasil, 2009). Atuando nas escolas
públicas, estaduais e municipais, o programa objetiva atingir os macros campos
da educação deixando a cargo da escola a escolha das oficinas que serão
ministradas durante o ano letivo, assim, em parceria com as secretarias de
educação faz-se uma seleção de oficineiros para desenvolver o trabalho com os
alunos. Os alunos são divididos em dois grandes grupos, alunos que estudam à
tarde participam pela manhã e os que estudam pela manhã participam à tarde,
deixando a cargo da escola a separação e ordem para o acontecimento das
oficinas.
Nosso estágio vinculou-se
ao projeto “Experiências de Leitura/escrita: a formação de
leitores/escritores”, desenvolvido na UNIPAMPA/ campus Jaguarão desde 2010,
cujo foco principal é o de despertar o prazer pela leitura e escrita em
crianças e jovens. Aqui, objetivamos refletir sobre questões metodológicas
relativas a nossas práticas de estágio desenvolvidas no Programa Mais Educação,
acima explicitado, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Corrêa
Ribas, localizada no bairro Vencato. Sendo assim, buscamos, através das nossas
práticas, resgatar aspectos da cultura jaguarense através de contos, lendas e
histórias da nossa cidade, visto que antigamente essas histórias faziam parte
do dia a dia das pessoas e hoje em dia estão morrendo devido à globalização.
Nosso
planejamento visou o incentivo à leitura e à escrita por meio de
práticas de letramento literário, de modo a fomentar a construção estética de
sentidos (Cosson, 2011). Partimos da constatação de que
estamos em uma região de fronteira Jaguarão – BR/Rio Branco – UY e que, muitas
vezes, a nossa cultura se mescla com a uruguaia através de artefatos como
contos, músicas e vídeos. Dessa maneira, pedagogicamente, concordamos com
Santos (2010), para quem a cultura é imanentemente interação, e a diversidade é
ponto culminante destas relações em uma sociedade multicultural em que costumes
e tradições, geralmente, são compartilhados.
Renan
Cardozo
(O presente relato
integra o Relatório de Estágio produzido pelo autor, apresentado ao curso de
Letras, Português e Espanhol da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão,
em oportunidade do componente curricular Estágio Curricular III (estágio de
docência em ensino de língua portuguesa e literatura. Direitos de reprodução
cedidos pelo autor)
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